Saúde da criança: doenças provocadas pelo inverno
A saúde da criança é fundamental para um bom desenvolvimento. No entanto, alguns fatores externos podem fazer com que essa torne-se mais fragilizada. O inverno é uma época em que o ar frio influencia na propagação de doenças, principalmente as de cunho respiratório e viral. Neste artigo, a Baby Heróis as aborda e alerta como proteger a criançada.
Entenda mais sobre a saúde da criança
Dois dias depois do início da época mais fria do ano, nossa preocupação é a saúde da criança. Abaixo separamos algumas doenças que são comuns nessa época e como podem ser prevenidas. Esteja atento!
Gripe
A gripe está entre as doenças que podem afetar a saúde das crianças no período de inverno. Ela é caracterizada por febre alta, dores musculares, congestão e secreção nasal, cefaleia, tosse seca e dor de garganta.
Algumas dicas para evitar o contágio é tomar a vacina, manter uma alimentação saudável, tomar bastante água, evitar contato com pessoas já infectadas e, a mais importante, lavar as mãos muitas vezes ao dia.
Pneumonia
A pneumonia pode ser um agravamento de uma gripe como também pode ser contraída de forma viral. Além dos sintomas apresentados pela gripe, a pneumonia pode apresentar febre alta prolongada, dor ao tossir e cansaço excessivo. Nesse caso, estão mais suscetíveis à doença crianças em idade de iniciação escolar e gestantes. Esses dois grupos apresentam menor defesa do corpo em relação aos agentes infecciosos.
Vacinas, principalmente a pneumocócica, podem ajudar a manter a boa saúde da criança. Evitar contato com a fumaça de cigarros, lavar as mãos e preservar a casa sempre bem arejada são outras formas de prevenção.
Sinusite
A sinusite é caracterizada pela inflamação das vias aéreas superiores. Existem cinco tipos: frontal, esfenoidal, maxilar, etmoidal e pansinusite. Dentre outros sintomas é possível encontrar tosse, perda de apetite e febre. Em crianças, as dores de cabeça, que são comuns em adultos, não se apresentam, devido aos seios da face ainda estarem em desenvolvimento.
Fazer lavagem nasal com soro fisiológico, consumir bastante água, aumentar o consumo de líquidos e evitar ambientes muito secos são fatores que contribuem de forma preventiva. É necessário que esses cuidados sejam postos em prática a fim de conservar a saúde da criança.
Otite
A otite é uma infecção que tem como causa bactérias ou vírus. Em geral, apresenta-se em maior escala no primeiro ano de vida da criança. Nessa faixa, o sistema imunológico dela ainda está na primeira fase de desenvolvimento. Febre, dor de ouvido, dor de cabeça e perda de apetite estão entre os sintomas que podem ser apresentados. Em casos mais graves, pode ocorrer perda de audição.
Com o objetivo de evitar riscos à saúde da criança, é necessário mantê-la afastada de doenças das quais a otite pode ser desencadeada. A vacinação em dia, amamentação exclusiva até os 6 meses e impedir o contato da criança com a fumantes também podem ajudar.
Conjuntivite
A conjuntivite acontece devido a uma inflamação da conjuntiva, membrana que cobre o globo ocular e a parte interior das pálpebras. Coceira, inchaço, secreção e vermelhidão são possíveis sintomas. Pode ocorrer como bacteriana ou viral. Na primeira, estima-se que a recuperação aconteça dentro de uma semana. Já na segunda, até três semanas.
As formas de evitar são evitar levar as mãos aos olhos e tentar mantê-las sempre higienizadas. Se possível, fazer uso álcool em gel.
As precauções devem ser seguidas a risca para manter a saúde da criança ideal, visto que essa doença pode atingir, até mesmo, recém nascidos.
Meningite
A meningite é a inflamação das meninges, que são membranas que revestem o cérebro e medula espinhal. Pode ser encontrada em dois tipos que colocam a saúde da criança em risco: viral e bacteriana. As virais, em geral são benignas. Já as bacterianas, exigem tratamento com o auxílio de antibióticos. Os sintomas podem ser diversos, entretanto vômitos, rigidez na nuca, choro, irritabilidade, dor de cabeça e febre estão entre eles.
Uma vez que a doença é contraída no contato com a secreção de pessoas infectadas, o ideal é não compartilhar talheres, bebidas e alimentos. Lavar as mãos com frequência também ajuda na prevenção.
A Baby Heróis se preocupa com a saúde da criança. Trabalhamos com o aluguel de brinquedos rj e queremos os pequenos sempre saudáveis para poder se divertir. Em nosso blog, você encontra artigos sobre brincadeira de criança e gestão de diversão. Saiba quem somos! Entre em contato conosco!