Conheça nosso blog
04Jul
Bandeirinhas para festa agostina.

Você sabe o que é festa agostina?

Você já ouviu falar de festa agostina? As festas juninas e julinas, que acontecem em junho e julho, respectivamente, são muito conhecidas. Mas, nos últimos anos, a festa agostina tem surgido como uma forma de termos por mais tempo as comemorações de São João.

Isso se deve, principalmente, ao retorno financeiro que essa festividade traz para as regiões. Em 2023, havia uma expectativa de que as festas injetassem R$ 6 bilhões no país, e esse número vem subindo ano a ano. Para empresas do ramo de eventos, podemos dizer que o meio do ano está se equiparando ao final do ano, em ganhos. Continue lendo e entenda!

O que é a festa agostina?

A festa agostina, nada mais é que a tão comentada festa junina sendo feita no mês de agosto. Assim como estenderam o arraiá de junho para julho, com a festa julina, agora temos mais 30 dias de diversão.

Dessa forma, agora temos 90 dias para usar xadrez e falar com o sotaque típico da época. Com a festa agostina, o São João pode ser comemorado de 01/06 até 31/08. São pelo menos 12 finais de semana para festejar!

De onde vem as festas de São João?

Primeiro precisamos frisar um ponto importante. O São João acontece no inverno brasileiro, que começa em junho. Mas, essa celebração vem dos países do norte, que comemora o início da primavera lá.

Dito isso, vamos entender de onde surgiu essa festa!

Diferente do Brasil, que não tem as estações do ano tão marcadas, no norte eles passam por invernos rigorosos e a chegada da primavera é um motivo de comemoração. No passado, a primavera permitia que as pessoas confraternizassem, que as plantas crescessem e florescessem, e, principalmente, que a colheita fosse farta; algo difícil no inverno. Era o momento de celebrar a fertilidade!

Por isso, esses países, que eram pagãos, comemoravam a chegada da primavera. Com a chegada do catolicismo, algumas festas pagãs foram incorporadas ao cristianismo. E um ponto de congruência foi a celebração da fertilidade do solo com a data de São Antônio, 13 de junho, o santo casamenteiro.

Além dele, temos São João, santo da fartura, como era comemorada a colheita farta. Ele também é visto em alguns lugares como o santo da família. Mas não podemos nos esquecer de São Pedro, o santo que controla o tempo. E não temos a fogueira que aquece e espanta os animais, as bandeiras que representam a chuva. Esses são os 3 santos que fazem parte da tradição junina.

Mas você deve estar se perguntando, e a comida e a quadrilha?

Bem, com o passar do tempo o evento foi mudando no Brasil, ganhando aspectos do interior, até virar o que conhecemos hoje. Podemos dizer que são uma exaltação das nossas raízes caipiras. De comemoração pagã, virou festa religiosa e se transformou em folclore brasileiro.

Como comemorar o Arraiá?

Se você resolveu fazer uma festa agostina, precisa seguir a tradição. Abaixo montamos uma lista do que não pode faltar:

  • bandeirinhas;
  • fogueira;
  • milho;
  • caldos;
  • quentão;
  • pescaria;
  • boca do palhaço;
  • touro mecânico.

Touro mecânico em festa agostina.

E a Baby Heróis pode te ajudar com o touro mecânico e com brinquedos infláveis. Temos brinquedos dos mais diversos e para todas as idades! 

Entre em contato e faça um orçamento! Nossos brinquedos contam com monitores treinados e a montagem e desmontagem é por nossa conta. Será sucesso na sua festa.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags