Fases da infância e seus brinquedos específicos

Fases Da Infancia

As fases da infância são provenientes de um profundo estudo sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, realizado pelo psicólogo Jean Piaget. De acordo com o estudioso, as crianças são capazes de construir seu próprio conhecimento por meio de assimilação e acomodação. Palavras, pensamentos e habilidades físicas das crianças são determinados pelos diferentes estágios de evolução de cada idade.

A Teoria Cognitiva de Piaget estabelece 4 estágios de desenvolvimento infantil: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Cada um deles faz referência a uma faixa etária específica e compreende características distintas. Os brinquedos educativos, por exemplo, podem proporcionar muitos estímulos interessantes, de acordo com a faixa etária de cada criança. Por isso, a Baby Heróis preparou este artigo para apresentar as fases da infância e indicar os brinquedos mais adequados para cada uma delas. Confira!

Conheça as 4 fases da infância

Estágio Sensório-motor: 0 a 2 anos

primeira entre as fases da infância

A primeira fase da infância ocorre desde o nascimento da criança até seus 2 anos de idade. Neste estágio, o indivíduo adquire uma inteligência prática e percebe o mundo pelos órgãos dos sentidos. É o início do desenvolvimento das coordenações motoras, com ação de reflexos simples e repetição aleatória de movimentos. É uma das fases da infância que mais necessita de estímulos. Por isso, os brinquedos são itens essenciais para promover o desenvolvimento dos bebês e sua evolução cognitiva.

Os melhores brinquedos para aguçar a interação da criança com o mundo são objetos grandes, leves e arredondados. Objetos que fazem barulho, como chocalhos e eletrônicos, e que tenham texturas variadas são excelentes opções. Além da diversão, é importante promover a segurança e o bem-estar do bebê, portanto, uma piscina de bolinhas é uma ótima ideia. Na foto acima, temos o Cachorro de Bolinhas da Baby Heróis, que reúne a amada piscina de bolinhas com uma entrada com tema de cachorrinho. Ideal para crianças de 1 a 5 anos de idade.

Estágio Pré-operatório: 2 aos 7 anos

segunda entre as fases da infância

Esta é uma das fases da infância em que a criança consegue perceber que é um ser único. Geralmente, ela fica egocêntrica, ou seja, possui dificuldade em se colocar no lugar do outro. As crianças começam a identificar cores primárias e formatos e a sua criatividade fica cada vez mais aflorada. O indivíduo desenvolve a linguagem oral neste estágio, porém tende a ficar isolado dos seus semelhantes. Portanto, o ideal é propor jogos e brincadeiras em equipe para promover a interação entre as crianças dessa faixa etária.

As brincadeiras mais indicadas para crianças neste estágio são brinquedos de encaixar e montar, fantoches, massinhas de modelar, quebra-cabeças e desenhos com lápis de cor. Brinquedos infláveis e jogos eletrônicos também são ótimos para aperfeiçoar a fala, a coordenação, a memória e o raciocínio. Na imagem acima, vemos o Castelinho Pula Pula Inflável, um brinquedo divertido que permite máxima interação entre as crianças.

Estágio Operatório Concreto: 7 aos 11 anos

terceira entre as fases da infância

Neste estágio, a criança começa a conceituar o mundo por meio de referências concretas de aprendizagem. O pensamento lógico é desenvolvido, e o indivíduo é capaz de resolver problemas de matemática. Inclusive, a criança consegue entender a origem e a elaboração lógica dos materiais. Por exemplo, ela compreende que um bloco de madeira é produzido de uma árvore.

As melhores brincadeiras para crianças de 7 a 11 anos são aquelas que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico, a imaginação e os conceitos matemáticos. Jogos de tabuleiro, eletrônicos e esportivos são as brincadeiras mais adequadas para esta faixa etária. A foto acima traz o Fliperama Bartop da Baby Heróis, que possui mais de 400 jogos clássicos que marcaram época. Ideal para crianças acima de 6 anos de idade.

Estágio Operatório Formal: 11 anos até a vida adulta

quarta entre as fases da infância

Este é o último estágio que faz parte das fases da infância propostas por Piaget. A criança desenvolve a capacidade de ter pensamentos lógicos e abstratos e aprende a relacionar conceitos subjetivos. É estimulada a reflexão de hipóteses sobre algo que os pequenos não conhecem, assim como a formação de opiniões.

Nesta faixa etária, os videogames transformam-se em um dos passatempos favoritos da criançada. Porém, os pais devem ter cuidado com o uso excessivo dos jogos eletrônicos. É importante incentivar as brincadeiras que simulam esportes, como futebol de sabão, escalada e totó. Além disso, despertar o interesse dos pequenos pela leitura nesta fase possibilita o interesse pelos livros também na vida adulta.

Para levar os melhores brinquedos para todas as fases da infância para a festa do seu filho, conte com a Baby Heróis! Somos uma empresa especializada em aluguel de brinquedos para festa infantil no Rio de Janeiro. Disponibilizamos brinquedos infláveis, jogos eletrônicos e jogos de mesa que agradam a todos os públicos, desde crianças até adultos. Trabalhamos com pontualidade, comprometimento e atendimento excelente para fazer o seu evento um verdadeiro sucesso! Conheça mais sobre os nossos serviços e faça já seu orçamento! Entre em contato conosco por meio dos telefones (21) 98121-6365 (WhatsApp) ou 3158-6038.

Compartilhe: