Brinquedos para autistas: como eles ajudam no desenvolvimento?

Vemos uma criança na piscina de bolinhas. Veja como brinquedos para autistas podem ajudar no desenvolvimento!

O Autismo é um transtorno que pode causar alterações no comportamento e atraso no desenvolvimento. Seu tratamento é geralmente feito com equipe multidisciplinar e envolve uma série de terapias. Mas, além disso, você sabia que alguns brinquedos podem ajudar? É isso mesmo! Pensando nisso, a Baby Heróis trouxe para você algumas opções que podem ser usadas até por clínicas como aliadas no tratamento. Continue lendo e veja quais são os brinquedos para autistas! Não se esqueça de compartilhar o texto com conhecidos que têm familiares autistas.

O que é autismo?

Diferente do que muitas pessoas acham, o autismo não é uma doença. É um transtorno, conhecido também como TEA – Transtorno do Espectro Autista que possui diversos tipos.

Ele afeta principalmente o desenvolvimento neurológico da criança. Por isso, pode gerar características como dificuldades sociais, alterações na comunicação e mudanças repentinas de comportamento, por exemplo. Geralmente a condição é diagnosticada até os 3 anos de vida.

Melhores brinquedos para autistas

Brinquedos com texturas

O tratamento do autismo inclui o contato com texturas, cheiros e sons diferentes. Dessa forma, alguns brinquedos como o canhão de espuma, futebol de sabão ou radical slide são ótimas opções para eles. Esses brinquedos misturam diversão e experiências que podem ajudar no desenvolvimento de crianças de todas as idades, inclusive as com TEA.

Brinquedos que ajudam com a coordenação

Durante sessões com terapeutas ocupacionais e psicólogos, são trabalhadas atividades sensoriais.

A estimulação dos sentidos influencia positivamente no desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança. Por isso, o jogo de argolas ou o pega toupeira, por exemplo são brinquedos essenciais para autistas. Além de fazer a interação com outras crianças, eles podem treinar a coordenação. Na verdade, essas brincadeiras têm um objetivo que vai mais a fundo: quando a criança brinca de acertar as argolas, por exemplo, pode estar treinando para pegar talheres e ter mais autonomia e independência.

Brinquedos que desenvolvam o equilíbrio

Quem disse que só a fisioterapia ajuda a melhorar o equilíbrio das crianças? Alguns brinquedos podem ajudar a manter a estabilidade e até a permanecer na postura adequada.

Para isso, recomendamos o surf ou touro mecânico, giro radical e até a escalada inflável como brinquedos para autistas. Além de garantir a diversão, é possível praticar movimentos que ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras mais complexas.

Vemos uma criança no brinquedo inflável. Veja como brinquedos para autistas ajudam no desenvolvimento!

Lembre-se que cada criança é única, assim como o grau e tipo do autismo. Por isso, não force-as a participar das brincadeiras. O importante é ver em quais atividades a criança se sente melhor e persistir.

Causas, tratamento e desenvolvimento

Não existem causas confirmadas, mas, há evidências de que existam fatores que podem aumentar as chances do desenvolvimento do transtorno na criança como idade avançada dos pais e uso de medicamentos, ingestão de bebidas alcoólicas e prática do tabagismo pela mãe durante a gravidez.

O tratamento tem como principal objetivo diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida de uma forma geral. Por isso, são usadas brincadeiras e brinquedos para autistas.

Conheça a Baby Heróis!

Agora que você já sabe os melhores brinquedos para autistas, conte com a nossa empresa. Alugamos brinquedos infláveis e outros por diárias, semanas ou meses para clínicas, salões de festas e outros. Nossa equipe é preparada para esclarecer todas as suas dúvidas com muito carinho e profissionalismo.

Oferecemos condições facilitadas de pagamento com parcelamento. Solicite seu orçamento!

Compartilhe: