Conheça nosso blog
11Out
quatro crianças na sala de aula usando brincadeiras que estimulam o cérebro

Desenvolvimento infantil: 7 brincadeiras que estimulam o cérebro

Você sabia que as crianças em fase de crescimento possuem facilidade na aprendizagem? Pensando nisso, que tal usar brincadeiras que estimulam o cérebro para auxiliar nesse processo? Nesse sentido, a Baby Heróis elaborou um conteúdo com 7 atividades benéficas para o cognitivo infantil. Prossiga a leitura e divirta-se!

A importância da ludicidade no desenvolvimento infantil

Em primeiro lugar, o conceito de ludicidade está atrelado ao desenvolvimento de habilidades psíquicas, psicomotoras e autonomia por meio de atividades prazerosas, como jogos ou brincadeiras. Nesse sentido, usar recursos da ludicidade na primeira infância é de extrema importância para captar a atenção das crianças enquanto contribui para o desenvolvimento de suas competências.

Confira 7 brincadeiras que estimulam o cérebro da criança

1- Atividades físicas

Como primeira sugestão de brincadeiras que estimulam o cérebro temos as atividades físicas. Isso porque o corpo e a mente estão interligados. Sendo assim, à medida em que a criança se movimenta, ela estará também desenvolvendo suas habilidades psicomotoras. Além disso, as atividades físicas para crianças ajudam a criar um senso de equilíbrio e controle do próprio corpo. Por esse motivo, incentive seu filho a praticar esportes e outros exercícios físicos de forma lúdica.

2- Jogo da memória

O jogo da memória é um clássico exemplo de brincadeiras que estimulam o cérebro. A explicação se dá pelo objetivo do jogo: memorizar cartas semelhantes. Sendo assim, o cérebro está trabalhando a parte cognitiva de memória visual e tempo de resposta da criança.

3- Jogo de tabuleiro

3 crianças jogando com brincadeiras que estimulam o cérebro

Os jogos de tabuleiro exigem concentração, raciocínio e memória. Consequentemente, são ótimos exercícios para o desenvolvimento cognitivo e social infantil. Anote algumas sugestões:

  • dama;
  • xadrez;
  • gamão;
  • ludo;
  • banco imobiliário.

4- Quebra-cabeça

Dentre as brincadeiras que estimulam o cérebro temos o tradicional quebra-cabeça.
Vale ressaltar que o quebra-cabeça é bastante querido pelos adultos, sendo ideal para a atividade em família. Além de promover a interação, o jogo aumenta a capacidade de resolução de problemas, desenvolve a coordenação pelo fato de mover as peças e aumenta a sensação de relaxamento. Experimente!

5- Perguntas e respostas

Esse tipo de jogo de perguntas e respostas é uma ótima dica para treinar o cognitivo da criança. Além disso, essa atividade é desafiadora em acertar as perguntas e subir de nível. Tente separar as questões por temas e categorias para facilitar o andamento do jogo. Se preferir, você pode se espelhar nas gincanas famosas da TV.

6- Atividades artísticas

As atividades artísticas são uma ótima maneira de ativar os dois lados do cérebro de forma lúdica e divertida. Ademais, essa alternativa estimula a criatividade da criança e pode desenvolver uma paixão pela arte. Confira algumas opções:

  • dança;
  • música;
  • pintura;
  • teatro;
  • escultura;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

7- Brincadeiras na natureza

Fechando nossa lista de brincadeiras que estimulam o cérebro, podemos incluir brincadeiras em contato com a natureza. Além de promoverem um espaço ao livre para as crianças, essas atividades estimulam outros sentidos, como o tato com a sensação de pé no chão. Ademais, estimular esse hábito na primeira infância instiga um aprendizado mais explorador e favorece o cooperativismo e vínculos sociais.

Conte com a Baby Heróis!

As dicas de brincadeiras que estimulam o cérebro foram úteis? Escolha a Baby Heróis!
Somos uma empresa de aluguel de brinquedo no RJ. Visamos a diversão e segurança de nossos clientes. Seguimos todas as recomendações da ABNT. Entre em contato conosco e peça mais informações!

Aproveita a visita e conheça nosso blog. Lá você encontra outros assuntos sobre como este! Já falamos sobre como estimular o desenvolvimento da criança na pandemia, a influência da música no desenvolvimento da criança e muito mais. Confira!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags